fbpx
  • Home
  • Dicas
  • Conheça a importância da emissão de nota fiscal SAT para o seu Pet Shop
Emissão de nota fiscal sat

Conheça a importância da emissão de nota fiscal SAT para o seu Pet Shop

Para que um estabelecimento permaneça aberto e oferecendo serviços de qualidade, é preciso manter sempre em dia, algumas obrigações, dentre elas, algumas tributárias. Por exemplo, para manter seu pet shop em perfeito funcionamento, é preciso que você ofereça a emissão de nota fiscal SAT.

Assim como há necessidade emitir também, outros documentos fiscais, como NFC-e, MF-e, e etc.

O SAT, nada mais é, do que um Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, sendo uma tecnologia criada para ser concorrente da NFC-e.

Ele é um equipamento homologado pelo SEFAZ, que transmite cupom fiscal, sendo essa a única diferença para o NFC-e.

Se você é do Estado de São Paulo (único lugar onde esse modelo é usado), e deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto, continue lendo o texto até o fim.

 

 

Cupom fiscal x nota fiscal

Em tese, tanto a nota fiscal, quanto o cupom fiscal têm a mesma validade jurídica, e ambos comprovam um tipo de transação comercial.

De uma maneira geral, ambos cumprem sua função, mas com algumas diferenças, como no caso da nota fiscal, que identifica natureza da empresa e destinatário, diferente do cupom fiscal que não apresenta essas informações.

Outra diferença entre elas ocorre pelo tipo de empresa que emite o cupom, já que é um documento de exclusividade para empresas que entregam o produto direto para o consumidor.

O não cumprimento das normas envolvendo o cupom fiscal, pode gerar penalizações e pagamento de multa, já que é um documento de importância extrema para o fisco.

É através dele que o governo consegue ter o controle sobre as empresas, que podem oferecer garantias ao cliente, que passa a se sentir mais seguro, podendo ser respaldado em caso de necessidade de procurar o CDC, por exemplo.

Qualquer um pode emitir o cupom fiscal?

Qualquer empresa que venda o produto de maneira direta ao consumidor final, pode emitir o cupom fiscal eletrônico. Ela só precisa obter um certificado digital ou um equipamento que tenha sido homologado pelo SEFAZ.

 

 

Vantagens da emissão do cupom fiscal

São inúmeras as vantagens da emissão de nota fiscal SAT, assim como qualquer outro documento fiscal eletrônico.

Uma das maiores vantagens, repetida muitas vezes, é a questão da economia de tinta e papel.

Com os documentos sendo emitidos em uma quantidade infinitamente menor de papel, não exigindo a compra de tintas em quantidade, a economia acaba sendo proporcional aos benefícios oferecidos por essa mudança.

Pense em longo prazo, em quanto papel e tinta foram economizados, evitando impactos ambientais e gastos desnecessários, que passaram a fazer parte da receita da empresa.

Para os clientes, a vantagem está na segurança de receber documentos que apresentam menos chances de erros de preenchimento ou de falhas que só poderiam acontecer com pessoas, excluindo a possibilidade com o sistema.

E, para o Governo, a maior vantagem se encontra no controle fiscal e tributário que ocorre a partir dessa organização proveniente da automatização dos serviços.

Veja abaixo, algumas outras vantagens decorrentes do processo de automatização de serviços, como emissão de nota fiscal SAT:

 

 

Emissões sem controle de limite

Com emissões ilimitadas, o estabelecimento que utilizar Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor, pode emitir números infinitos de cupons fiscais, sem passar por nenhum tipo de complicação.

 

 

Maior economia

Como já foi dito anteriormente, existe aqui, uma economia de papel imensurável. Isso ocorre, pois deixam de ser usados papeis para emissão, sendo entregue ao cliente apenas o extrato, evitando o desperdício desnecessário.

Dessa maneira, há também,  menor possibilidade de problemas ocorrerem, reduzindo consideravelmente a chance de processos, multas e gastos inesperados.

 

 

Segurança

A emissão de nota fiscal SAT e de outros documentos fiscais, garante maior segurança ao manter dados importantes salvos de maneira mais protegida, evitando erros comuns, como preenchimento incorreto, ou evitando que alguma informação seja deixada de lado, por exemplo.

 

 

Agilidade

Nesse ponto, todas as emissões são feitas de maneira automática, não dependendo de nenhum trabalho ou atraso humano. Ou seja, uma emissão é feita e entregue em questão de segundos, conferindo maior agilidade no serviço.

 

 

 

 

Como funciona o SAT?

Como já foi dito anteriormente, SAT significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, sendo utilizado apenas no Estado de São Paulo.

Para ocorrer a emissão de nota fiscal SAT, o estabelecimento precisa dispor de um equipamento SAT, já homologado pela SEFAZ-SP, um computador ou notebook com entrada USB, um aplicativo comercial já instalado, internet e uma impressora.

Após o estabelecimento comercial instalar o aplicativo e conectar o SAT nos computadores responsáveis pelas emissões, cada compra terá suas informações registradas, com dados obrigatórios para a emissão de nota fiscal SAT.

Esse aplicativo mantem as informações atualizadas e sendo enviadas para a Secretaria da Fazenda, que retornará os dados validados, permitindo que haja a impressão do cupom fiscal.

 

O SAT e os pet shops

O SAT tem substituído os cupons fiscais desde 2014, quando foi criado para fiscalizar de maneira eletrônica as vendias que ocorriam em todo o Estado de São Paulo.

A conexão com a internet é obrigatória, mas não precisa ocorrer durante o período inteiro da operação. Os dados podem ser enviados de maneira periódica para a SEFAZ-SP,

No caso dos pet shops, a quantidade mínima de aparelhos exigidos, é de 1 SAT, dependendo da quantidade de caixas existentes.

Então, se você se encontra no Estado de São Paulo e precisa saber mais sobre a emissão de nota fiscal SAT, procure começar pela quantidade de aparelhos que você vai precisar dispor na sua loja.

É sempre bom relembrar, que o não cumprimento dessas exigências, pode levar ao pagamento de multas e penalidades da parte do proprietário do negócio.

 

Conclusão

Para manter seu pet shop ativo e de maneira correta, invista em conhecimentos tributários. É importante entender o porquê de pagarmos certas, e para emissão de nota fiscal SAT não poderia ser diferente.

Agora, você já conhece a forma de emitir e a sua importância.

Seu negócio agradece.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *