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Consultas e vacinas: Como oferecer e controlar e seu Pet Shop

A oferta de consultas e vacinas no seu pet shop permitirá que você aumente a sua lucratividade. Oferecer esses serviços é um grande atrativo para ter mais clientes e manter os atuais, porque você possibilitará uma maior comodidade e facilidade para o cotidiano do seu cliente. 

Por isso, ao expandir o seu negócio para incluir os serviços de consulta e vacinação, você tornará seu pet shop ainda mais completo e atrativo. No entanto, para que você e sua empresa trilhem um caminho de sucesso, é importante que você saiba a estratégia adequada. Assim, nós traremos alguns pontos importantes para você que quer saber como oferecer consultas e vacinas em seu pet shop.

Esteja atento à legislação 

 

A partir do no momento em que você passa a ofertar os serviços de consulta e vacina em seu petshop, você terá que adaptar o seu modelo de gestão, porque a sua loja se tornará, também um consultório, então você deve estar atento à legislação. 

O entendimento do Superior Tribunal de Justiça é de que o pet shop não precisa ser registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) nem contratar veterinários como responsáveis técnicos. No entanto, só há dispensa de veterinários em relação à comercialização do produto. 

Em caso de intervenção e tratamento médico do animal, incluindo necessidade de administração de medicamentos em procedimento clínico, é necessário que médico veterinário esteja presente para realizar consultas e exames, prescrever medicação e acompanhar a aplicação de vacinas. 

Não existe a necessidade de contratar o veterinário no regime CLT, então, você pode contratá-lo para prestar serviços eventuais em horários e datas previamente estabelecidos. 

 

Espaço

 

Tenha um espaço destinado para funcionar como consultório. Caso, você não tenha uma sala disponível no seu pet shop, procure adaptar a estrutura da sua loja para que seja possível realizar as consultas. 

Lembre-se que é essencial oferecer um serviço de qualidade e que possibilite o máximo conforto dos seus clientes e, principalmente, dos animais. Então, opte por um espaço que seja silencioso para que o animal permaneça calmo, que possibilite a comunicação entre o veterinário e o cliente sem interrupções por barulhos externas. 

Além disso, a higiene e organização tanto do consultório quanto da sala de vacinação é bastante importante para que você não tenha eventuais problemas com a vigilância sanitária e não afete a saúde dos animais. Nossa recomendação é a de que esses espaços sejam locais fáceis de limpar, com uma boa iluminação e ventilação, evitando que haja acúmulo de sujeira e mofo. 

Gestão de estoque 

 

Você deve ter atenção na gestão de estoque. Ao oferecer a aplicação de vacinas, o manejo e cuidado ao estocar esse tipo de medicamento deve ser extremamente cuidadoso, porque as vacinas não são baratas e possuem prazo de validade. Assim, para que você não tenha prejuízos financeiros com o descarte de vacinas vencidas, você deve estar atento ao prazo de validade. 

Também é importante que você controle a quantidade de vacinas no seu estoque para que você sempre tenha o produto e não deixe de prestar o serviço pela falta, o que gera perda de faturamento, porque seu cliente buscará a medicação em outro pet shop. 

Além disso, você deve conhecer o calendário de vacinação dos animais que mais costuma atender para que você possa fazer um levantamento de dados com os clientes que já tem, registrando as informações relativas a idade e vacinas já tomadas pelo animal. 

A partir do cruzamento dessas informações, você poderá planejar suas compras e atender seus clientes de maneira personalizada. 

Um grande aliado na gestão de seu pet shop é a tecnologia, pois já existem software disponíveis no mercado. O DataOn tem diversas funcionalidades, inclusive a opção de receituário em que você acessa o histórico completo do animal com laudos, vacinas, exames, resultados e muito mais. Faça o teste gratuito por 07 dias e automatize seu negócio.

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