Integração WhatsApp – Boas práticas

Como a própria equipe do WhatsApp deixa claro em suas páginas oficiais, a ferramenta (WhatsApp) foi criada para ajudar pessoas a se comunicarem entre si. Ou seja, não foi projetado para envio de mensagens automáticas ou em massa. Por isso decidimos centralizar algumas boas práticas para uso da integração com WhatsApp.

Envie mensagens para pessoas que lhe autorizaram o envio;

Como consumidor, você já deve ter recebido uma mensagem inconveniente, e pior ainda, de uma empresa a qual se quer você lembra de onde possui o seu número. Isso aumenta as chances da pessoa sinalizar para o WhatsApp o seu número como Spam. Portanto certifique-se que está enviando mensagens para pessoas que realmente desejam recebê-las. 

Evite enviar mensagens repetidas

Pior do que receber mensagens de um número desconhecido, é receber a mesma mensagem diversas vezes. A segunda dica que trazemos é evitar enviar mensagens duplicadas/repetidas para o mesmo número. Além disso, lembre-se de ser pessoal, utilizando documentos com variáveis, como por exemplo “ClienteNome”.

 

Atenção para envio de mensagens com link

Recomendamos que não envie demasiadamente mensgens com links. Dependendo o link destino, o WhatsApp poderá identificar como spam e acarretar em banimento.

Envio de mensagens em massa

Não recomendamos o envio demasiado de mensagens em massa, uma vez que o WhatsApp poderá identificar com spam, por fazer logicamente sentido o fato de um ser humano ser incapaz de enviar centenas de mensagens em questão de poucos minutos, o que pode caracterizar spam.

Não viole os termos de serviço e políticas de privacidade

A violação dos termos de serviço ou políticas de privacidade do WhatsApp, podem acarretar em banimento do seu número. Portanto tenha certeza que está de acordo com os termos dos links oficiais da plataforma.

Utilize um número exclusivo para a integração

Recomendamos que utilize um número exclusivo para a integração. Ou seja, não recomendamos que utilize o número principal da sua empresa para utilização com a integração, uma vez que ao falhar em algum ponto das boas práticas, o seu número pode vir a ser banido pelo WhatsApp e desta forma, o número principal de sua empresa não correrá nenhum risco.

Tive o número banido e agora?

Caso você tenha recebido uma notificação que o seu número do WhatsApp foi banido, saiba que é possível recorrer da decisão, diretamente com a plataforma.

Para recorrer do banimento, você precisará entrar em contato com o suporte da plataforma através do e-mail support@whatsapp.com. No e-mail, escrito em inglês,  você deverá informar que não estava ciente dos termos de serviço e que irá ter um compromisso maior para que nenhuma boa prática seja infringida novamente.

 

Após o envio do e-mail, a plataforma irá decidir se você terá o seu número novamente, ou não. Geralmente o desbanimento leva em torno de 48 horas.