Como calcular o lucro mensal do Pet Shop

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Administrar um Pet Shop pode ser mais difícil do que parece, especialmente quando se trata de uma empresa de pequeno ou médio porte. Quanto menor a empresa, mais o empreendedor precisa dedicar seu tempo à funções: como planejamento, marketing, estratégia, relacionamento com clientes e até contabilidade!

Na DataOn, recebemos dúvidas de nossos clientes e alguns tem dificuldades para calcular o lucro mensal de seus Pet Shops. Por isso, fizemos esse artigo que explica em detalhes como fazer essa tarefa tão importante.

Entendendo O Lucro

O lucro pode ser definido como o retorno de um investimento feito. Quando você compra uma ração para vender ou contrata um tosador para oferecer esse serviço no seu pet shop, o objetivo dessas ações é gerar um lucro positivo.

Existem dois tipos de lucro, o bruto e o líquido. Para calcular o lucro bruto, você simplesmente soma todas as vendas feitas no período e subtrai o custo dos produtos vendidos. Para calcular o líquido, você faz a mesma soma do bruto mas adiciona nela as despesas fixas e variáveis. Veja os dois exemplos:

Guilherme tem um Pet Shop e vendeu 30 sacos de ração no mês de Novembro, cada saco custa R$ 10,00 o distribuidor e ele vende cada um por R$ 50,00. Logo, Guilherme precisa subtrair o gasto em mercadoria (30 sacos por R$ 10 = R$ 300) do ganho total em vendas (30 sacos por R$ 50 = 1.500) para alcançar o lucro bruto (R$ 1500 – R$ 300 = R$ 1.200 de lucro bruto).

Agora, Guilherme quer saber o lucro líquido, então ele calculou todas as despesas fixas e variáveis daquele mês. Nas fixas, ele incluiu aluguel e o salário do vendedor. Nas variáveis ele incluiu conta de luz, água e o conserto de um ar-condicionado que quebrou. No total, as despesas fixas mais as variáveis chegaram em R$ 500, que ele subtraiu do lucro bruto, chegando na conta final (R$ 1.200 – R$ 500 = R$ 700 de lucro líquido).

Como Melhorar O Lucro Do Seu Pet Shop

Você fez a conta do lucro bruto, depois o do líquido e não chegou em um resultado satisfatório? Existem formas simples de tornar sua empresa mais eficiente, com mudanças que você pode aplicar hoje mesmo.

  • Aumente os preços. Caso seu negócio esteja com um bom número de clientes e oferecendo um serviço de qualidade, não há nada de errado em aumentar os preços com o passar do tempo, é uma medida essencial para corrigir os valores do seu negócio e melhorar o lucro.
  • Ofereça descontos ou “recicle” produtos que não vendem. Está cheio de brinquedos para cachorro que não venderam? Ninguém quer comprar os biscoitos para gatos? Ofereça descontos no seu estoque ou “recicle” esses produtos, oferecendo-os gratuitamente em promoções.
  • Faça a retenção de clientes. Quanto mais tempo alguém conhece seu estabelecimento, mais ela vai comprar produtos e utilizar seus serviços. Por isso, foque em manter clientes fiéis invés de gastar recursos para adquirir novos.
  • Mude os produtos de lugar. Você sabia que a organização da sua prateleira pode influenciar nas vendas? Coloque os produtos que você quer vender na altura dos olhos dos clientes, enquanto os de importância média devem ficar na parte de cima e os menos importantes na parte de baixo.
  • Informe o seu cliente. Será que todos seus clientes sabem da diferença entre rações? Será que eles sabem como cuidar bem da saúde de seus pets? Para melhorar seu serviço e vender mais, foque na informação e faça seus consumidores entenderem a importância de certos produtos que, do contrário, talvez eles nunca comprassem.

Faça A Gestão Completa Do Seu Pet Shop Com O DataOn

O mercado Pet tem suas peculiaridades financeiras e de planejamento. Enquanto muitos negócios lidam apenas com estoques, vendas e preços, o mundo Pet é extremamente focado em qualidade do serviço, relação com o cliente e claro, em nossos amigos de quatro patas.

A Plataforma DataOn foi desenvolvida com Pet Shops e veterinários em mente, para fazer a gestão completa de uma empresa nesse segmento. Nosso software facilita a administração da parte financeira, vendas, receita e outras funcionalidades para você aumentar a eficiência do seu negócio.

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