fbpx
  • Home
  • Dicas
  • Como a tecnologia pode ajudar na gestão de sua clínica veterinária

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de sua clínica veterinária

Olá, como você está? No texto de hoje nós falaremos sobre um assunto que é extremamente importante para as pessoas que tem uma clínica veterinária, querem facilitar o sistema de administração e ajudar os seus pacientes com a tecnologia.

Vivemos em uma era em que a tecnologia é extremamente importante e presente em todos os locais.

A cada dia que passa ela avança e por muitas vezes, nós nem conseguimos acompanhá-la, mas sabemos que as suas facilidades nos auxiliam muito, tanto na vida no trabalho quanto na vida particular.

Estamos aqui hoje para falar de como a tecnologia pode ajudar você na sua clínica veterinária.

Para falar desse assunto nós precisamos pensar em todos os avanços da tecnologia tem tido para área, tanto na parte administrativa, quanto na parte de cuidados de saúde.

É importante que você que trabalha na clínica veterinária ou é proprietário de uma esteja sempre inteirado sobre o assunto, pois é um tema bastante importante para o tratamento dos animais e para a organização também dos seus sistemas de administração.

Se você ficou interessado sobre esse tema e quer saber um pouco mais, continue aqui lendo conosco e aplique um pouco das nossas dicas na sua rotina.

Tecnologia na clínica veterinária

Software de gestão hospitalar

A presença de um software de gestão hospitalar traz vantagens para a clínica, porque consegue proporcionar a visão de forma geral, mostrando todos os processos internos que a clínica está fazendo no momento, sejam eles consultas, medicamentos ou cirurgias.

Essa visão global oferecida pelo software permite que os serviços sejam utilizados e sejam melhor administrados, pois é possível ter noção de quanto está sendo gasto, que tipo de remédio deve ser reposto ou tempo que tá sendo disposto para tal ação.

Além de que, através desse software o fluxo de informação é transmitido mais rápido, integram tudo o que os médicos veterinários e enfermeiros estão fazendo aos processos administrativos.

Estes softwares colaboram com a organização, desde procedimentos simples como consultas até mesmo agendamento de consultas futuras, auxiliando no controle do faturamento e pagamento das mesmas.

Quando esse tipo de programa implementado numa clínica a vantagem não vem somente para a equipe de administração, mas vem também para equipe que trata da Saúde.

É através dela que é permitido o que os médicos veterinários, técnicos veterinários e outros profissionais tenham acesso aos dados completos dos pacientes de qualquer lugar da clínica, sem que seja necessário voltar para recepção e procurar fichas em meio a caixa.

Quando uma clínica veterinária trabalha com urgência a tecnologia é totalmente útil, pois o prontuário eletrônico daquela clínica pode auxiliar desde a entrada na recepção, olhando os dados básicos até mesmo a parte de internação, em procedimento cirúrgico fazendo com que não somente o médico saiba o que está acontecendo, mas toda equipe hospitalar.

Dados anteriores

Quando esse tipo de programa tecnológico é implementado em uma clínica, é possível que o médico saiba do histórico daquele animal.

Ou seja, se o animal já deu entrada naquela clínica e está retornando com outros sintomas, é possível que o médico tenha acesso ao seu histórico e dessa forma consiga dar um laudo talvez, até mais rápido e mais preciso.

Pois desta forma você analisa os indicadores e sintomas anteriores que podem sim dar pistas sobre outros tipos de doenças que podem levar a complicações.

Ressonância magnética

Depois de falarmos um pouco sobre os prontuários e os sistemas que podem ser implementados em uma clínica, vamos falar sobre ferramentas que podem auxiliar no diagnóstico mais preciso e mais rápido.

A ressonância magnética já está disponível para uso não somente em clínica médica, mas também para a clínica veterinária.

Ressonância magnética permite que o médico veterinário observe o sistema nervoso central do animal, avaliando o que antes não podia ser avaliado apenas com a tomografia computadorizada e ainda assim oferecendo imagens mais precisas e ricas em detalhes.

Alguns animais podem ter doenças que levem a apresentar sinais neurológicos como alterações das posturas, de movimentos e de reflexo medular.

Quando você utiliza a ressonância magnética para examinar, você ajuda a melhorar a possibilidade de reabilitação animal.

Termovisor

Esse é o equipamento que é muito utilizado na clínica para humanos e que chegou agora como uma novidade na clínica para os bichinhos.

Este tipo de equipamento possibilita que os profissionais realizem diagnósticos de problemas como osteoartrites e lesões musculoesqueléticas. Termovisor faz com que esse diagnóstico seja dado de maneira muito prática e eficiente.

Lembrando que para utilizar esse tipo de equipamento não é necessário que o animal apresenta sintomas de uma doença específica, basta que o médico suspeite e ache necessário encaminhá-lo.

Desta forma previne doenças a longo prazo que podem degenerar e acabar com os movimentos do bichano, preservando a qualidade de vida do animal.

Ultrassom do abdômen

Outro recurso que é bastante utilizado na clínica para humanos chegou na clínica para os animais e tem ajudado bastante os Profissionais de Saúde dessa área.

Esta ferramenta é muito importante para observar e acompanhar as fêmeas gestantes que podem indicar problemas abdominais ou nos órgãos.

É possível que o profissional determine o uso do  ultrassom de abdômen em animais que apresentem dores abdominais, aumento do volume da barriga ou suspeita de alguma doença em órgãos como baço, fígado e rins, por exemplo.

Equipamento portáteis

O avanço da tecnologia também foi possível aprimorar equipamento que já são utilizados na clínica veterinária para que se tornassem menores e mais fáceis de ser transportados, um belo exemplo disso é o equipamento de raio x.

Geralmente a máquina de raio-x é grande e bastante pesada, costuma ficar sempre em uma sala fixa na qual deve levar o respectivo paciente até o local.

Com a evolução da tecnologia é possível levar a máquina de raio-x a qualquer lugar da clínica para examinar o animal sem que haja transtorno de locomoção.

Conclusão

No texto de hoje nós falamos um pouco sobre os benefícios que a tecnologia pode trazer para clínica veterinária.

É válido salientar que todos os profissionais do campo da veterinária devem estar sempre atentos às mudanças e evoluções de ferramentas que devem usar cotidianamente.

Além de que, quando você utiliza a melhores ferramentas para diagnóstico e tratamento o cliente se sente muito mais feliz e tende a retornar para o seu serviço sempre que há necessidade.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *