10 dicas para controle de estoque em Pet Shop

Por ser um dos problemas mais corriqueiros para quem trabalha no ramo pet, hoje vamos dar 10 dicas para controle de estoque em pet shop.

Apesar de ser um problema corriqueiro, controlar o estoque de um pet shop pode ser desafiador, porque exige que você saiba gerenciar o momento de compra dos produtos, além de saber quais e quantos itens precisará ter em seu estoque.

A reposição de estoque, por exemplo, requer um controle de qualidade e validade de produtos perecíveis para que não ocorra descartes de mercadorias e prejuízos financeiros.

Em razão dessa tarefa exigir um nível de gestão um pouco mais avançado, trataremos dicas para que você possa aumentar a performance de seu negócio e ter êxito no controle de estoque de seu pet shop.

Aqui vão 10 dicas para controle de estoque em pet shop:

Dica #1: Conheça os produtos de seu estoque

Saiba os detalhes dos produtos que você tem em estoque, pois será a partir desse conhecimento que você elaborará as estratégias de marketing e negociação com clientes e fornecedores.

Também conheça sempre o rótulo do produto, porque será nele que você encontrará informações essenciais, como a data de validade.

Dica #2: Fique atento ao prazo de vencimento dos produtos

É crucial controlar a data de validade dos produtos. Além de ser ilegal vender itens vencidos, há prejuízos financeiros pela impossibilidade de utilização.

Dica #3: Estimule a compra ou o uso de produtos próximos da data de vencimento 

É essencial conhecer o prazo de validade dos produtos para implementar estratégias que acelerem suas vendas próximo ao vencimento, evitando prejuízos financeiros.

Você pode fazer promoções com espaço de tempo seguro para que o cliente consiga comprar e usar o produto antes do vencimento.

Dica #4: Faça o controle de entrada e saída de produtos

É indispensável que você mantenha o controle da quantidade de itens em estoque para evitar perder clientes para a concorrência devido à falta de produtos.

Dica #5: Antecipe pedidos

Não espere o estoque estar zerado para fazer um novo pedido.

Antecipe-se na reposição de produtos para evitar contratempos, como atrasos na entrega ou falta de estoque por parte do fornecedor, que podem prejudicar seu negócio.

Dica #6: Estime o valor do estoque

Ao calcular o valor do estoque, você reconhece o capital investido, mesmo que os produtos não sejam movimentados, verifique periodicamente o valor dos itens em estoque.

Dica #7: Negocie com seus fornecedores

Controlar o estoque do seu pet shop, permitirá que você negocie um valor melhor pelo produto, visto que não terá a urgência em tê-lo.

Você saberá exatamente do que precisa e terá tempo hábil para buscar fornecedores que lhe proporcionem mais descontos e vantagens.

Dica #8: Identifique os produtos mais e menos vendidos

Identificar produtos de baixa saída é importante para que você implemente estratégias promocionais para movimentar o estoque e evitar estagnação.

Identificação dos produtos mais e menos vendidos também proporciona que você saiba quais produtos deve conceder descontos por serem menos procurados e quais produtos é possível elevar o preço, tendo em vista a maior procura.

Dica #9: Mantenha seu estoque limpo e organizado

Manter o estoque organizado e limpo agiliza a localização dos produtos, facilitando o gerenciamento do espaço e otimizando a busca por itens específicos.

Dica #10: Capacite seus funcionários

Com uma equipe bem treinada, a operacionalização do estoque é mais eficiente, minimizando erros e evitando danos aos produtos, garantindo a qualidade do armazenamento.

Super Dica: Aposte na informatização de seu Pet Shop

Por último, mas não menos importante, utilize a tecnologia a seu favor e em benefício do seu pet shop. A automação do controle de estoque do pet shop é uma excelente alternativa para que você obtenha alta produtividade e isso é possível com um Software De Gestão Para Pet Shop.

Aumente a eficiência de sua atividade econômica.

Planos

Confira os nossos planos e escolha o melhor para sua empresa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber os nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter!