Emissão de documentos fiscais para Pet Shop: Veja a importância

Para oferecerem um bom funcionamento, empresas precisam seguir regras: Práticas e burocráticas. A emissão de documentos fiscais para pet shop é um grande exemplo de regra burocrática que precisa ser seguida.

Todo estabelecimento precisa arcar com taxas e impostos, além de emitir documentos, para que o cliente também saiba de que forma aquela tributação está sendo distribuída ao efetuar a compra. E por ser algo trabalhoso, porém necessário, é fundamental que donos desse tipo de empreendimento estejam atualizados sobre o assunto.

Se você tem curiosidade em aprender mais sobre a importância da emissão de documentos fiscais para pet shop, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

O Que É Nota Fiscal Do Consumidor Eletrônica (NFC-E)?

Se você é dono de pet shop ou pretende ingressar no ramo, com certeza já pesquisou sobre as exigências do negócio. Então, já sabe que tributações e tudo o que envolve o assunto, é de suma importância.

Para saber melhor sobre a emissão de documentos fiscais para pet shop, também é importante pesquisar se seu Estado trata do assunto como obrigatório, disponível ou desnecessário (ainda).

Mas, independente da resposta, é essencial que todo gestor conheça um pouco sobre o assunto, e saiba que a NFC-e é um documento eletrônico de modelo 65, que substitui o Cupom Fiscal Eletrônico e Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Ela também pode ser comparada a uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-E), ficando à critério do Estado aceitar ou não o documento. Em geral, as diferenças estão mais na validação do envio do XML.

Ela é emitida e armazenada de maneira digital pelo contribuinte credenciado pela Secretaria da Fazendo do Estado em questão, e só existe digitalmente. A validade é garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorização que a Secretaria da Fazendo concede, e pode ser enviada à SEFAZ do Estado, contendo informações, como:

  • Totalidade dos valores
  • Informações tributárias
  • Opções de pagamento
  • Produtos/compras

Como Emitir A Nota Fiscal Do Consumidor Eletrônica?

Como já foi dito anteriormente, é necessário que cada gestor procure saber sobre as exigências do Estado em que o estabelecimento se encontra para que todas as regras sejam cumpridas, evitando complicações posteriores. Isso ocorre, pois nem todos os Estados brasileiros exigem a emissão de documentos fiscais para pet shop, mas a grande maioria já está em processo de mudança e com prazos para início já estipulados.

Sendo assim, é importante saber que cada Estado terá sua própria emissão e apresentará em comum, a exigência do uso de certificação digital e informações, como:

  • Descrição dos produtos
  • Dados do consumidor e da empresa
  • Quantidade de produtos
  • Valores unitários
  • Valor total daquela venda
  • Alíquota de ICMS
  • Formas de pagamento
  • Valor destacado do ICMS

As outras exigências ficarão a critério do Estado, onde se localiza o estabelecimento em questão, levando em consideração suas próprias padronizações. A maior dica, nesse momento, é encontrar um software confiável e atualizado, que faça o trabalho por você, enquanto você se preocupa com outras questão importantes relacionadas ao seu negócio.

Quando E Como Emitir Documentos Fiscais

No caso da emissão de documentos fiscais para pet shop, você também pode precisar emitir a nota de prestação de serviços. Por exemplo, se você oferece Serviço De Banho E Tosa, precisa emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), que já é obrigatória em todo o país.

Para saber como emitir a NFS-e, é preciso lembrar que o sistema de emissão depende exclusivamente da prefeitura, podendo esta, disponibilizar um ambiente interno e eletrônico para a elaboração ou não.

Mas, independente disso, os dados que serão necessários para emissão, são:

  • Valor
  • Descrição completa do serviço
  • Identificação de empresa e cliente
  • Código Fiscal (CFOP) 5.933
  • ISS da cidade
  • Valor destacado (ISS)

Alguns municípios exigem certificado digital para a emissão de documentos fiscais para pet shop, fique atento e pesquise sobre a realidade do seu empreendimento.

É Importante Ter Cadastro Para Emitir Notas À Pessoas Jurídicas?

Tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas podem receber a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Mesmo que o foco do estabelecimento seja atender a consumidores finais, utilizando a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, é possível obter clientes que desejem receber a Nota Fiscal Eletrônica.

Se mantenha atento: Essa nota só pode ser emitida quando houver venda de produtos. Para serviços prestados, é preciso emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. Outro exemplo que mostra a importância de ter cadastro para emissão de documentos fiscais para pet shop na Secretaria da Fazenda, é a facilidade na devolução de produtos.

Para remeter alguma mercadoria à outra empresa ou a fornecedores, por exemplo, a empresa precisa do documento fiscal para envio. Sendo assim, é sim importante a criação de cadastro para conseguir emitir documentos fiscais para clientes e fornecedores.

Emitindo A Nota Fiscal Eletrônica

Agora que você já sabe da importância da emissão de documentos fiscais para o seu pet shop, é importante conhecer a maneira como ocorre essa emissão. Há algum tempo atrás, as secretarias de cada Estado disponibilizavam um software gratuito para essa emissão, mas com o tempo, ele foi descontinuado.

Hoje, é fundamental a participação de um software confiável que mantenha padrão e atualização para auxiliar a empresa, nesse caso seu pet shop, a emitir documentos fiscais. Ele é um documento complexo, um pouco mais do que os anteriores, e só pode ser autorizado para uso com certificação digital.

Confira as informações necessárias que precisam estar presentes:

  • CFOP
  • Descrição de produtos
  • Informações de emitente e destinatário
  • Valor total
  • Valores unitários
  • Número da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)
  • Tipos de frete todos os detalhes envolvidos
  • Destaques tributários

Conclusão

Para manter seu negócio em bom funcionamento, respeite as leis e regras. No caso das notas fiscais, se mantenha sempre informado sobre as exigências do seu Estado.

Você pode contar com a ajuda do seu contador, por exemplo.

Garanta assim, de maneira segura, a emissão de documentos fiscais para o seu pet shop e conquiste seu lugar no mercado!

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