fbpx

Ferramentas de Gestão para Pet shop: Conheça e Use Agora

Começar um empreendimento é sempre um desafio, montar um pet shop então, é um desafio maior, ainda mais quando o assunto é administração. Você acha que a rotina de um pet shop é só cuidar dos animais? Que nada! Trabalhar com o público de quatro patas vai muito além de apenas banho e tosa.

Empresas do setor pet e clínicas veterinárias precisam ficar atentos à vários pontos do negócio, como: contabilidade, atendimento ao cliente, marketing, controle financeiro, busca por novos fornecedores e estratégias de vendas. Ufa! É muita coisa para ter em mente, não é?
A boa notícia é que a administração é uma área do conhecimento que evolui bastante nos últimos anos e existem algumas ferramentas de gestão que você pode usar para tornar seu Pet Shop mais eficiente em todos os aspectos.
Conheça duas ferramentas de gestão muito utilizados:

Six Sigma

O Six Sigma é um modelo criado pela Motorola para fazer o gerenciamento da qualidade, sendo uma das ferramentas de gestão mais populares ao redor do mundo. O principal diferencial desse método é a capacidade de diminuir erros e analisar projetos com base em dados.
Simplificando muito, o Six Sigma pode ser aplicado seguindo alguns modelos. Um deles é o modelo que envolve cinco passo para criar qualquer projeto dentro de uma empresa, são eles:

  1. Definir metas (Traçar os objetivos do projeto)
  2. Mensurar (Escolher indicadores de sucesso)
  3. Analisar (Contabilizar os indicadores e formas de corrigir problemas)
  4. Melhorar (Aplicar soluções)
  5. Controlar (Monitorar o projeto de perto e verificar erros, voltando o passo 3 e 4).

Falando assim parece complicado não é mesmo? Então confira o exemplo:
Você é dono(a) de um Pet Shop e resolve começar a oferecer uma nova ração Premium, com preço mais elevado que o normal e lucro maior. Para verificar se esse é um projeto viável, você aplica o Six Sigma.

Primeiro, você define a meta de vender 20 pacotes por mês. Você escolhe como indicadores, 3 variáveis: número de vendas, velocidade com que os pacotes são vendidos e satisfação dos clientes. Na etapa de analisar, você verifica semanalmente o número de vendas e faz uma pesquisa com os clientes para saber se eles gostaram do produto. Você percebe que os clientes não conseguem ver valor no produto, que ele é mais caro mas não entrega nenhum diferencia. Então, na etapa de melhora, você decide criar um flyer explicando as razões do produto ser melhor. Ao final, na etapa de controle, você decide continuar com a venda da ração e volta sempre ao passo de análise e melhora para manter o produto na loja.

Viu como o Six Sigma funciona na prática? Esse modelo pode ser aplicado aos mais diferentes projetos e é utilizado em milhares de empresas.

Análise SWOT

Um clássico da administração, a análise SWOT é utilizada para identificar quatro pontos de qualquer negócio: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Os primeiros dois pontos falam da empresa em si, já os últimos dois, falam do ambiente no qual a empresa se encontra.
Para fazer uma análise SWOT, tenha na sua frente um pedaço de papel, computador ou quadro. Escolha um dia mais tranquilo no Pet Shop ou clínica veterinária e pense bem sobre quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa, levando em consideração sua concorrência. Com isso, busque oportunidades ao redor de você que podem ajudar com o sucesso do seu negócio. Ao final, analise a concorrência e veja possíveis ameaças.

Ferramenta de Gestão completa para Pet Shops e clínicas veterinárias

Já pensou em automatizar alguns processos da sua empresa para conseguir mais tempo livre? O DataOn é um software completo que auxilia você com a parte financeira, estoque, vendas, receita, serviços e clientes.
Com um software ajudando você na administração, você vai ter mais tempo para avaliar a estratégia da sua empresa e aplicar ferramentas de gestão que vão impulsionar o seu sucesso. O melhor de tudo isso? Nosso software conta com um período de experimentação totalmente gratuito, para você ver o impacto que ele vai ter na melhora do seu negócio.

E ai, tá esperando o que? Experimente o DataOn gratuitamente!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *