fbpx
VOCÊ SABE COMO ORGANIZAR UMA LOJA DE RAÇÕES

Você sabe como organizar uma loja de rações?

Para descobrir como organizar uma loja de rações, é fundamental que você saiba que lojas de ração e pet shops são empreendimentos completamente diferentes.

Para vender remédios ou prestar serviços, é necessária a presença de um veterinário, e não apenas conhecimento na área, então fique atento ao seu objetivo principal, e se for montar uma loja de rações, você veio ao lugar certo.

Nesse artigo, você vai aprender o passo a passo sobre como organizar uma loja de rações e tudo o que ela necessita.

Saiba que é um mercado promissor, considerando que os brasileiros gastam, em média, mais de 14 bilhões de reais com bichinhos de estimação. E, acredite, desse total, mais de 60% acaba sendo destinado a ração.

Então, para entender melhor sobre esse ramo, continue lendo o artigo e descubra como garantir o sucesso do seu estabelecimento!

Compreendendo o mercado brasileiro

Como você já sabe, brasileiro gosta de investir dinheiro em tudo o que é relacionado a animais de estimação.

Assim como a alimentação dos humanos é fundamental, manter os bichinhos saudáveis e bem alimentados, também é uma necessidade. Então, por que não investir nela, como forma de negócio?

Mas, assim como qualquer tipo de empreendimento, esse mercado também exige constante atualização e dedicação de quem se dispõe a trabalhar

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, e não sabe se vale a pena ou não investir, a resposta é: Vale e vale muito!

Diferentemente de outros negócios, as lojas de ração não sofrem com a concorrência. É possível ter várias lojas em um mesmo bairro, sem que isso interfira nas vendas uma da outra, e sabe por que?

Porque todas as pessoas que têm pets, precisam investir, pelo menos no básico para a sobrevivência deles. E alimentação é o mínimo que elas podem proporcionar. Isso, sem contar em outros ramos como banho e tosa, e etc.

Então, se você não sabe se deve ou não começar, comece.  E comece lendo esse artigo, e entendendo um pouco mais sobre como organizar uma loja de rações.

 

 

Definindo o público alvo

Os dados sobre gastos com animais citados no texto, englobavam os animais de estimação, ou seja, ainda tem muito investimento por parte dos criadores de animais de grande porte, por exemplo.

É importante lembrar disso, pois para saber como organizar uma loja de rações de sucesso, é importante levar em consideração que existem outros animais, além de gatos e cachorros, que também exigem alimentação diferenciada, como:

 

  • Hamsters
  • Aves
  • Coelhos

 

Tudo isso, vai depender da região em que você se encontra, e da demanda que precisará cobrir, sendo muito fácil de conseguir atender com um público alvo já pré-definido.

 

Escolhendo os fornecedores

Considerando que você está buscando saber mais sobre como organizar uma loja de rações de sucesso, é fundamental que você leve a sério a escolha dos fornecedores, afinal, eles serão os responsáveis pela sua matéria prima.

Não existe loja de rações, sem rações, então trate do assunto como prioridade.

Agora, que você já definiu seu público-alvo, já sabe com que tipo de animal vai trabalhar, e as marcas de rações que poderão ser oferecidas aos clientes.

Você pode se tornar revendedor de algumas marcas ou comprar as rações com descontos, dentre outras possibilidades de parceria. E, pode conseguir fechar negócio, entrando em contato com cada uma delas.

Se você não conhece muitas marcas ainda, essas são algumas das opções que existem no mercado:

 

  • Agromix
  • Pedigree
  • Purina – Dog Show
  • Royal Canin

 

Pesquise sobre cada uma delas, encontre as que mais têm a ver com o seu negócio e fale com um revendedor, pergunte, tire dúvidas. Esse contato com a marca é fundamental e fará muita diferença na hora de fechar negócio.

 

Montando a parte estrutural da loja

Para saber como organizar uma loja de rações, é preciso saber também que a organização precisa ser geral, e que a parte estrutural precisa ser muito bem pensada.

Cada loja terá suas próprias necessidades de acordo com a região, demanda e realidade do empreendedor.

Mas, em geral, todas as lojas de rações precisarão apresentar um bom desenvolvimento em casa um dos pontos citados abaixo.

Confira cada um deles:

 

Localização do negócio

Respeitando regras de Engenharia e Arquitetura, você vai precisar também se lembrar que é fundamental que sua loja tenha fácil acesso.

Isso significa, novamente, pensar no seu público alvo e como é possível leva-los a você. Eles precisam ter facilidade ao procurar sua loja, ou então buscarão seus produtos em outros estabelecimentos.

 

 

Estrutura

Ela pode ser bastante simples, sem complicações, mas precisa respeitar certas exigências, como apresentar:

 

  • Sanitário e copa
  • Depósito
  • Balcão de atendimento e caixa
  • Salão para exposição dos produtos

 

Comece aos poucos e escolha um local menor, mas que atenda às exigências. Aos poucos, você irá conquistar clientes e espaço.

 

 

Organização

Mantenha seu depósito organizado, e seu salão sempre em ordem, com produtos precificados e bem arrumados, independente do tamanho.

Essa ação facilitará seu trabalho, garantirá um bom serviço, e ajudará a conquistar mais clientes.

 

 

Equipamentos

Não são totalmente necessários os equipamentos citados a seguir, mas eles podem te ajudar e muito no dia a dia da loja:

 

  • Computador
  • Impressora
  • Balança
  • Caixa registradora

 

 

 

Equipe

Mesmo que no começo, você acredite ser possível iniciar esse negócio sozinho, repense na possibilidade de contratar, pelo menos mais um funcionário.

Assim, você aumentará as chances de entregar um serviço melhor aos seus clientes, dividindo compromissos e responsabilidades com outra pessoa.

Dica: Escolha, de preferência, alguém que goste de animais.

 

Dúvidas frequentes

Para saber, de uma vez por todas, como organizar uma loja de rações, acabe com dúvidas, como:

Vender rações fechadas ou abertas: Qualquer uma das opções. Escolha uma ou trabalhe com as duas. Alguns donos de animais preferem comprar por peso, outros escolhem o pacote cheio. Há publico para todos os gastos.

Apenas mantenha a preocupação em cuidar muito bem do armazenamento das rações, evitando contaminações e reações desagradáveis, como ela ficar mais murcha.

Quanto devo investir no negócio? É difícil estimar um valor exato, pois cada região e cada público alvo irão demandar exigências diferentes, mas em média, um investimento inicial de R$ 15.000,00 é possível para o trabalho.

 

 

Conclusão

Ser um empreendedor de sucesso exige trabalho e dedicação, mas sabendo por onde começar e o que fazer, fica mais fácil.

Depois desse artigo, você já sabe como organizar uma loja de rações, e só precisar dar os primeiros passos para alcançar o sucesso com seu novo empreendimento.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *