Como calcular margem de lucro de produtos

Empreendimentos exigem tipos de investimento. Você precisa investir tempo, dinheiro, conhecimento, paciência, entre tantas outras coisas. E, para tanto, saber corretamente como calcular margem de lucro de produtos, vai te compensar.

Ninguém deve abrir um estabelecimento, pensando somente no lucro, mas ele é fundamental. Quando o negócio é no ramo de pet shop, essa realidade é diferente. É preciso manter atenção no controle de estoque, atendimento, vendas, gestão de equipe e funcionários, controle financeiro e etc.

Com todo esse trabalho, é importante que o negócio traga uma boa margem de lucro de produtos vendidos e serviços prestados.  E, para aprender sobre sua importância e como calcula-la, leia o artigo até o fim.

Qual é a necessidade de calcular a margem de lucro?

Primeiramente, é importante calcular o lucro, pois seu pet shop é sua empresa e sua fonte de renda. Então, é fundamental saber se está valendo a pena manter o negócio, ou se você está pagando para trabalhar.

Para saber o que é lucro, basta entender que ele significa a quantidade que você ganha quando subtrai os valores dos custos operacionais e dos produtos/serviços prestados. Se existem erros nesse cálculo, todo o negócio é comprometido.

Isso ocorre porque os preços dos produtos precisam ser baseados em cálculos, entre eles, o de lucro. Sendo assim, a falta dele pode gerar prejuízos ao estabelecimento. Além disso, o cálculo de margem de lucro de produtos, ajuda a avaliar o desempenho do negócio e a identificar possíveis falhas.

Dividindo a margem de lucro do pet shop

A divisão é bem simples, e feita de duas formas:

  • Lucro: É o retorno positivo do produto de todo o faturamento.
  • Custos: São valores de compra de mercadoria, impostos, frete e etc. Eles podem ser ainda, subdivididos em custos fixos, que são aqueles que você precisa pagar regularmente e variáveis, que são os chamados imprevistos.

É importante estar preparado para os dois. Leve  em consideração, além dos cursos, os empréstimos e financiamentos que possam ter sido feitos. A dica aqui, é: Reduza custos e mantenha o foco em quitar todas essas dívidas.

Faça também, um estudo de mercado e descubra como seu negócio pode se sobressair, oferecendo inovações, como banho e tosa à domicílio, e etc. Isso poderá ajudar seu pet shop a ganhar novos clientes, aumento os lucros.

Calculando a margem de lucro

Para calcular a margem de lucro de produtos, comece com o Demonstrativo de Resultados, um relatório que oferece os dados financeiros e resultados operacionais da sua loja.

Depois de avaliar os dados, fique atento às despesas, aos lucros e às vendas. São esses dados que te mostrarão se seu negócio tem valido a pena, ou se tem gerado prejuízo para o seu bolso.

A conta para chegar a essa conclusão, é bem simples:

  • Lucro bruto = Receita – Custo

Na receita, coloque tudo o que entrou de dinheiro na sua empresa, e nos custos, tudo o que saiu com compras, funcionários, e etc. Agora, se você deseja saber o lucro líquido do seu empreendimento, precisa aprender outra fórmula.

Comece definindo um período de tempo para calcular. Depois, some todo o faturamento mensal, e faça a seguinte conta:

  • Lucro = Receita – Custo

Margem de lucro = Lucro / Receita Total x 100

O percentual do resultado, dirá qual é a margem de lucro da sua empresa. Isso influenciará no preço final do produto, que precisa levar em consideração todos os custos, o lucro, o mercado, os concorrentes e o seu próprio negócio.

Como aumentar a margem de lucro?

Se você calculou a margem de lucro de produtos do seu pet shop e chegou a um valor menor do que esperava, não se desespere. É possível aumentar seu lucro, sim.

Algumas dicas são bem simples e podem ajudar qualquer empreendimento a crescer, como treinar melhor seus funcionários, oferecendo um serviço atualizado, por exemplo.

Investir em novas estratégias de fidelização de clientes e oferecer serviços novos, também pode ajudar nesse processo de repaginação do seu negócio.

Outra boa opção é deixar os produtos de maior saída da loja, na parte de trás do salão. Com esse posicionamento, o cliente precisará percorrer toda a loja, até chegar onde deseja.

Assim, ele poderá ver outras opções de produto, e quem sabe, consumir bem mais do que planejava. Se utilize também de decorações temáticas, renovando a apresentação da loja com datas comemorativas e eventos especiais.

Entendendo a formação do preço de venda

Depois de ler sobre como calcular a margem de lucro de produtos da sua loja de pet shop, e entender melhor sobre o assunto, é preciso saber também, como ocorre a formação do preço de venda do produto.

Sabendo como aumentar seu lucro, você pode agora, levar em consideração duas opções para melhorar sua estratégia:

  • Vender menos, mas para um público com maior poder aquisitivo
  • Vender muito, mas a preço popular ou de concorrência

Há público para ambas as opções. Alguns clientes não abrem mão de preços mais em conta, enquanto outros não pensam duas vezes em pagar mais caro, se receberem um produto ou serviço de qualidade superior.

Lembre-se das dicas dadas anteriormente, e para alcançar essa melhora, leve em consideração a margem de lucro de produtos, mais os custos, como:

  • Preço do produto pago ao fornecedor
  • Contas fixas (água, luz, internet, funcionários, etc)
  • Reserva de emergência (necessária para cobrir imprevistos)
  • Custos variáveis (insumos, tributos e etc)

Para lucrar, você precisa pagar o que é necessário primeiro, então leve em consideração a margem de lucro. E, para manter clientes e aumentar sua lucratividade, invista em novidades e formas de faze-lo se sentir especial.

Todo mundo gosta de se sentir importante, então, buscar meios para alcançar esse objetivo significa conquistar clientes que sempre voltarão, trazendo novos clientes e mais lucro para a empresa.

Conclusão

Entender sobre a margem de lucro de produtos é cuidar do seu pet shop.

A partir de agora, você poderá dizer se tem valido a pena o esforço em manter sua loja ou se precisa reduzir gastos e criar novas estratégias.

Comece calculando a margem de lucros e defina metas possíveis a partir dos resultados obtidos.

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