Como montar um Pet Shop

Como montar um Pet Shop

Você já pensou em abrir o próprio negócio? Tem criatividade e espírito empreendedor? É um apaixonado por animais? Então você já tem algumas características necessárias para montar seu próprio pet shop. Veja algumas dicas que separamos para você iniciar seu próprio negócio.

Crescimento de investimentos na área Pet

Além da satisfação e diversão em trabalhar com animais que amamos, ter um Pet Shop pode ser empreendimento muito lucrativo. Segundo dados da Associação Brasileira de Petshop’s, a indústria pet movimentou mais de 20 bilhões no ano de 2018 e o Brasil é o terceiro maior mercado do mundo nesse segmento. As projeções só aumentam e se espera para os próximos anos um aumento de 20% nesse mercado. Então, aqui estão algumas informações importantes para aqueles que estão pensando em entrar na indústria Pet.

Antes de você abrir seu Petshop

Busque uma experiencia na área. Uma boa ideia trabalhar ou ser voluntário em um Petshop ou em feiras de adoções, ongs ou outras entidades relacionadas. Você não terá custos, não terá riscos e aprenderá na prática como é ter esse tipo de empreendimento e a lidar com seus clientes. Essa experiência vai mostrar se você está pronto ou não para esse tipo de empreendimento.

Além disso, você poderá aprender muitas coisas sobre animais, suas características e necessidades. Na hora de abrir seu próprio petshop, já estará em posição melhor para se relacionar e atender seus clientes e também conhecerá as áreas que terá que contratar pessoas para te ajudar. Dito isso, agora vamos analisar alguns prós e contras de ter um Pet Shop.

Prós

  •  – Você tem liberdade de escolher produtos e fornecedores para oferecer a seus clientes
  •  – Você pode oferecer serviços mais personalizados e produtos de maior valor agregado
  •  – Você terá uma posição no comércio local, ganhará experiência e contatos com a comunidade local
  •  – Você pode criar outros nichos dentro desse mercado, até montar modelos de franquia

 

Busque um nicho específico

Oferecer produtos e serviços diferenciados, que não tenham em sua região ou em outros lugares te dará uma grande vantagem em relação a concorrência. Por exemplo: Clientes que alimentam seus animais só a base de produtos orgânicos, esse cliente será um promotor de seu negócio, pois sabe que esses produtos são difíceis de serem encontrados no mercado. Converse com seus clientes, veja as necessidades deles e busque um balanço entre necessidade e nicho para diferenciar seu negócio dos outros.

 

Foque no atendimento de excelência

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e sofisticados em relação aos produtos que serviços que procuram. Eles buscam não só um produto, mas pessoas que realmente conheçam dos animais, da raça e que tenham propriedade daquilo que estão falando. Aquele vendedor que só mostra onde estão os produtos, terão cada vez menos espaço. Por isso invista em treinamentos de atendimentos e também em conhecimento de produto.

Procure um gerente com vasta experiência na área e com muito conhecimento em animais. Ele vai atrair clientes e reter clientes em seu negócio e isso será uma grande vantagem para seu Petshop.

 

Contras

Por outro lado, começar um negócio como esse pode ser um investimento alto. Se você está iniciando um pequeno negócio, provavelmente não tem muito dinheiro em caixa a disposição para montar seu Pet Shop.

Faça um levantamento inicial de todo o capital que você precisa, converse com familiares e amigos, veja se vale a pena buscar um investidor também. Todo o negócio tem riscos, veja como você poderá controlar os seus.

Competição com Redes de Lojas

Supermercados e grandes redes varejistas estão expandindo suas áreas de produtos para Pet Shop, pois sabem que essa indústria está extremamente aquecida. Embora isso possa ser um desafio para os empreendedores menores, a boa notícia é que os grandes varejistas buscam vender os produtos que são mais buscados e por isso estão tendo um crescimento lento em suas vendas.

Você pode transformar isso em uma vantagem, posicionando-se no mercado para oferecer produtos e serviços exclusivos a seus clientes. Busque produtos que não são encontrados esses estabelecimentos e mostra seu conhecimento e autoridade nessa área. Isso os grandes varejistas não conseguirão fazer.

Recursos Limitados em Publicidade e Marketing

Não podemos negar que os maiores varejistas, grandes redes e supermercados possuem um orçamento maior para investir em publicidade e marketing. Por isso é importante ter em mente maneira criativas de divulgar seu petshop, tendo custos baixos para exploração desses canais. Uma maneira interessante é utilizar as mídias sociais para divulgar seus trabalhos.

Você pode também criar um blog/website para postar conteúdos relacionados ao seu trabalho, isso demonstra que você tem autoridade nos assuntos relacionados a saúde e cuidados com animais. O maior recurso nesse caso vai ser tempo e dedicação para alimentar seu blog.

Dicas de Marketing para seu Pet Shop

Como você está iniciando um negócio de pequeno porte, pelo menos momentaneamente, você terá mais oportunidades de colocar suas ideias criativas em prática e também criar um relacionamento mais pessoal com seus clientes. Crie campanhas de indicação, sorteios, concursos com fotos dos pet’s de seus clientes. Enfim, abuse da criatividade aqui, além de divertir as pessoas, você vai estar fortalecendo sua marca e seu negócio. Criar formas de distinguir seu negócio dos seus concorrentes e maneiras de criar receita sobre essas situações.

Estabeleça uma Marca

Ao montar seu Pet Shop, você terá que pensar em nome, logo e etc. Uma das primeiras regras é criar um nome comercial, que tenha alto impacto e seja memorável. Por isso, pense muito bem no nome de seu Pet Shop. Caso você não tenha muita cabeça pra isso, contrate uma agência especializada em branding para te ajudar com esse processo.

Gestão do seu Pet Shop

Seja organizado desde o primeiro dia, nem pense em fazer anotações em caderninho ou planilhas, você precisa de um software de gestão para petshop. Você terá muitas atividades para gerenciar como financeiro, contábil, agendas, histórico do animal e etc. Para isso você precisa de um software completo e que te ajude no dia-a-dia.

Considerações Finais

Tenha sempre em mente que empreender não é fácil, o caminho vai ser árduo e você terá dificuldades. Mas siga em frente nos seus objetivos, ser resiliente é uma das características mais importantes de um empreendedor. Não desista!
Você já montou ou está montando um Pet Shop, conta sua experiência pra gente, deixe um comentário abaixo. 

 

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