fbpx
  • Home
  • Dicas
  • Clínica Veterinária: Veja como montar a sua
clínica veterinária

Clínica Veterinária: Veja como montar a sua

Olá como você está? No nosso texto de hoje falaremos um pouco sobre o sonho de algumas pessoas que são formadas em veterinária e desejam ter seu próprio negócio: A abertura de uma clínica veterinária.

Nos tempos em que vivemos hoje, emprego não é conseguido de forma simples, independente da sua formação.

Mesmo que tenha concluído a faculdade isso não é mais garantia, por esse motivo algumas pessoas que são formadas em veterinária sonham em abrir pequenas Clínicas, para que consiga independência financeira.

Mas é válido ressaltar que, apenas o conhecimento veterinário que conseguimos na universidade não é suficiente para se tornar uma pessoa que empreenda, que seja dona do seu próprio negócio.

Para que você consiga se destacar nesse nicho de mercado é necessário que você leve em consideração alguns pontos bastante sérios em relação a administração e a contabilidade, por exemplo.

Na criação de empresa você consegue investir melhor sendo seu próprio responsável, mas não esqueça que você necessita de apoio de outros profissionais de outras áreas para que a sua clínica veterinária tenha o sucesso que é necessário.

Por esse motivo hoje nós vamos falar um pouco mais sobre como abrir uma clínica veterinária e daremos dicas para que você tenha sucesso nesta nova etapa. Se você se interessou pelo tema e quer saber um pouco mais, continue lendo conosco.

Como abrir uma clínica veterinária

Nicho de mercado

Primeiramente nós devemos observar como anda a movimentação no mercado para determinar a abertura de um negócio.

O Brasil é a segunda maior população de animais domésticos do mundo, após este dado você consegue observar se aqui a criação de Pet Shops e clínicas veterinárias estão em um bom momento.

Segundo o site Shopping veterinário, o Brasil é o terceiro país no mundo no ranking de maior faturamento no setor de clínica veterinária, faturando em média 30 milhões de reais por ano.

Nesses dados acima nós conseguimos ver que o setor de clínica veterinária e Pet Shop vem crescendo cada vez mais pelo cuidado que as pessoas tendem a ter com seus animais de estimação.

É necessário que você observe o nicho de mercado da sua cidade, do local que você deseja abrir, para que tenha um maior aproveitamento de maior rentabilidade financeira.

Como começar

Se você acabou de sair da universidade está pensando em Abrir sua clínica para conseguir a independência financeira esta é uma boa saída, mas é necessário entender que para abrir uma clínica veterinária você pode se sentir um pouco perdido em meio a tantas informações na área.

Antes de você montar sua empresa física é necessário que você elabore um plano de negócio, vendo através dele a viabilidade de mudar sua empresa, serviços oferecidos, procura das pessoas e o público-alvo.

Se você apresentar dificuldade na montagem do plano de negócio é aconselhável que você procure um profissional da administração para lhe ajudar nesse processo, pois ele é fundamental para que sua empresa seja construída em cima de uma base sólida.

Em seguida você deve legalizar a sua empresa, não somente com o governo federal, mas também com a junta comercial da cidade e no Conselho Regional de Medicina Veterinária, pois eles precisam ter o controle de quantas clínicas de veterinários estão abertas da cidade.

Assim como falamos para você sobre a legalização da Junta Comercial e do Conselho Regional de Medicina, é necessário também que obtém a licença da vigilância sanitária e do Centro De Controle De Zoonoses, desta forma você cumprirá todos os requisitos para a sua clínica.

Outra medida que podemos te dar é que você escolha bem o local no qual você deseja abrir sua clínica.

Para isso você deve levar em consideração alguns pontos importantes, podemos identificar eles como: a estrutura do local, então quanto melhor estrutura tiver o local, melhor será atendimento que você irá fornecer aos seus clientes.

Podemos citar também a circulação de pessoas, pois quanto mais pessoas circularam na frente do seu negócio mais ele terá visibilidade no mercado, sendo assim ele se tornará referência para o cuidado de animais.

Outra coisa que devemos citar e que você deve considerar na hora de escolher o local é a demanda de serviço na região, ou seja não adianta abrir uma clínica veterinária em um local que já está saturado do serviço.

Por esse motivo procure saber como anda o nicho de mercado naquele local, para que você não invista seu dinheiro não que não vai dar retorno.

E por último, mas não menos importante esta questão que pode ser um diferencial para sua empresa: a disponibilidade de espaço para estacionar.

Nos dias em que vivemos com o fluxo de carro cada vez maior e algumas vezes é impossível achar um local fácil para estacionar.

Se a sua Clínica tiver um estacionamento próprio facilitaria bastante a locomoção de pessoas até o local, por esse motivo de prioridade a locais que tem o espaço para estacionamento.

Estrutura

Assim que você conseguir tudo que citamos acima nós recomendamos que você invista na estrutura do local. Podemos falar como investimento de infraestrutura a limpeza do ambiente e a organização.

Quando o ambiente é bem organizado e limpo, passa uma visão de que o profissional que ali está é muito cuidadoso no tratamento do animal.

Outra coisa que podemos citar de cuidado com a infraestrutura são reformas que poderão ser feitas para que haja melhoria do lugar. Por isso procure fazer essas reformas antes que a clínica seja aberta.

Marketing

Por fim, mas não menos importante: a divulgação!

Hoje o marketing é a alma do negócio, para atrair cada vez mais clientes. Sendo assim é uma área muito importante, se for possível encontre pessoas capacitadas para lidar com isso e o retorno será de forma positiva.

Conclusão

No texto de hoje falamos um pouco sobre abertura de clínica veterinária e alguns passos que podem te ajudar a não se sentir tão perdido nesse processo.

Se você gostou do nosso texto de hoje e quer ler um pouco mais sobre isso, continue conosco acompanhando os nossos posts!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *