fbpx
  • Home
  • Dicas
  • Gestão de Clínica Veterinária: Como processos podem te ajudar
gestão

Gestão de Clínica Veterinária: Como processos podem te ajudar

Olá, como você está? Hoje o tema da nossa conversa é sobre alguns processos que podem te ajudar a ter uma gestão mais organizada na sua clínica veterinária.

Quando as atividades de uma empresa começam ou até mesmo de uma clínica é um pouco mais comum que o modelo de gestão não tenha sido planejado, pois algumas vezes o administrador não tem experiência.

Esses processos tendem a parecer com o tempo, se o administrador tiver sorte, de forma natural, sendo geradas a partir das necessidades que a clínica veterinária tem.

Quando o negócio vai crescendo, modelos de gestões que foram criadas de uma forma natural a partir das necessidades deixam de suprir o que realmente é necessário, fazendo com que a administração seja um pouco mais difícil de ser feita.

É importante que o empreendedor, nesses pare e pense sobre o que deve ser feito. Nós trouxemos essa resposta de forma bem simples e ela fala que é necessário implantar um novo sistema de gestão para Clínica e padronizar os processos da administração.

Se você quer saber como isso pode ser feito, leia um pouco mais do nosso texto e descubra as nossas dicas.

Padronização de processos

Os processos são as sequências de tarefas que precisam ser feitas para que a sua empresa obtenha um bom resultado e a padronização dela é a criação de sequências de forma que esses processos se tornem organizadas.

Algumas vezes os empreendedores conseguem fazer isso de forma que nem percebem, mas é necessário observar se esta forma é a maneira correta.

A padronização dos processos não pode ser feita de forma aleatória, para que isso aconteça da melhor forma é necessária uma comunicação boa com os funcionários, sabendo que é feito em cada setor todos os dias.

Pois desta forma você consegue direcionar para quais locais os recursos devem aumentar ou diminuir, para favorecer a produtividade daquela empresa e o melhor atendimento para os animais.

A atualização dos processos é importante, acima apresentamos algumas vantagens, mas agora vamos falar um pouco mais a fundo no que os processos de uma clínica veterinária podem auxiliar na sua boa administração.

Existem vantagens dos processos numa clínica veterinária?

Profissionais

Quando os profissionais têm as tarefas diárias bem definidas e conseguem aproveitar melhor, tem a tendência de desenvolver as suas habilidades para atuar no atendimento e organização das áreas que lhe cabem.

Fazendo com que se tornem profissionais com muito mais ação dentro da Clínica e mais qualificados para enfrentar as dificuldades.

Quando você tem uma equipe eficiente ao seu lado é muito mais fácil administrar a sua empresa e controlar o fluxo de contratação e demissão, fazendo com que exista uma menor rotatividade de profissionais e aumente colaboração dos que já estão ali.

Redução de gastos

Quando uma clínica começa a funcionar alguns gastos operacionais são inevitáveis e são extremamente necessários, mas existem gastos operacionais que podem ser reduzidos e os processos dentro de uma clínica de veterinária pode ajudar.

Desse modo estes favorecem o número aumento diário do que é feito dentro, além de diminuir os erros, fazendo com que isso custe menos insumos para o ambiente.

Com os processos controlados de forma total é possível também investir e ter a previsão de retorno, fazendo com que você invista sempre de forma certeira.

Controle dos processos

Quando você controla os processos dentro de uma clínica veterinária cada funcionário vai saber quais são as suas responsabilidades, dentro daquele dia, diminuindo assim horas e dispersão durante o trabalho.

Esses profissionais também passam a conseguir lidar com qualquer problema que possa ocorrer durante os atendimentos em áreas diversas, fazendo com que a qualidade do serviço que a oferecido não seja diminuído nem para o animal nem para o seu tutor.

Qualidade de serviços

Assim como falamos anteriormente, quando você realiza processos de forma correta na sua clínica você consegue controlar da melhor forma o que os funcionários fazem e o que acontecem dentro do estabelecimento.

Quando cada um dos funcionários consegue fazer sua parte de forma que haja a satisfação tanto do cliente quanto da administração do ambiente, a qualidade do serviço chega a um patamar quase que perfeito.

Quais se aumente na qualidade dos serviços é possível que o aumento do número de clientes que retornaram a sua Clínica dobre pois se sentiram satisfeitos com o serviço oferecido e com a resolução dos problemas.

Produtividade

Quando você treinar melhor seus funcionários colocando todos em locais que de fato conseguem executar as ações necessárias você tem um maior aproveitamento da produtividade de cada um.

Pois é muito melhor para o funcionário trabalhar no nicho de serviço que ele consiga dominar do que em um tipo de serviço que ele não tenha um mínimo afinidade.

Por esse motivo sempre monitorar e acompanhar as atividades e os seus profissionais estão exercendo, para que você sempre possa adequar, melhorar o ambiente de trabalho para eles e não torne aquele serviço cansativo.

Como padronizar os processos na clínica de veterinária

Planejar

Como falamos inicialmente, para que a padronização de seus processos dentro da sua Clínica seja feita da melhor forma é necessário que você planeje cada um dos seus passos, definindo metas que serão necessárias para alcançar.

Sempre faça pesquisas e avalie como a empresa está se desenvolvendo naquele mercado ou naquele setor, sendo assim você consegue definir os objetivos, avisar aos funcionários sobre eles e determina metas.

Organize

Logo após planejar você deve organizar o que será feito, além disso você deve organizar quais profissionais devem ficar em quais departamentos, ajudando no rendimento deles e no rendimento para clínica.

Quando os profissionais se sentem satisfeitos dentro do departamento que estão alocados, eles conseguem trabalhar melhor, ajudando a empresa a alcançar a meta que foi colocada.

Conclusão

No texto de hoje conversamos um pouco sobre alguns processos que podem te ajudar na gestão da sua clínica veterinária. Gostou do nosso tema de hoje? Quer ler mais sobre? Continue conosco! Até a próxima!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *