fbpx
administrar pet shop

Como administrar um Pet Shop: Dicas e sugestões

Olá, como você vai? Na nossa conversa desse dia falaremos sobre o assunto muito importante para você que é dono de pet shop ou deseja abrir um, nós falaremos sobre como administrar esse empreendimento.

A gestão de qualquer negócio é decisiva para o seu sucesso ou seu fracasso e no pet shop não pode ser diferente, se você pretende crescer, abrir filiais e atingir um sucesso é preciso que você saiba administrar tudo que você conquista ou já conquistou.

Para que o seu negócio tenha sucesso é necessário que uma administração muito boa seja feita.

Isso independe da sua área, seja ela a área de venda seja ela área de saúde, saber como administrar um negócio é extremamente importante e necessário para que recursos não sejam gastos à toa e as ferramentas certas sejam utilizadas nos momentos adequados.

Ser administrador não é nada fácil, você deve cuidar das suas finanças, manter os clientes que já tem, conquistar mais clientes que estão em potencial, escolher os melhores produtos do mercado e realizar outras muitas tarefas que podem dão muito trabalho se você for realizava sozinho.

Hoje nós estamos aqui para te ajudar a não se preocupar e dar algumas dicas para que você consiga administrar o seu negócio da melhor forma, levando o seu Pet Shop a outro patamar.

Como administrar um pet shop

Planejamento financeiro

Iniciar um negócio com uma estabilidade financeira é extremamente importante pois livra o administrador de lidar com dívidas que tendem a crescer no futuro.

Entretanto, se isso não foi possível, é necessário que você administre os recursos financeiros que tem na melhor forma.

Quando falamos de administrar os recurso financeiro da melhor forma, nos referimos a estar sempre com atenção os números da sua empresa, evitando assim surpresas desagradáveis no futuro próximo ou um futuro pouco mais distante.

A primeira dica que podemos te dar para que haja uma melhoria na sua gestão financeira é fazer um fluxo de caixa diário, pois desta forma você vai saber o quanto de dinheiro entrou e quais os tipos de mercadorias saíram.

Dessa forma você tem controle de tudo que passou pelo seu caixa: número de pagamentos, sejam eles no crédito, no débito ou à vista, diminuindo os atrasos de pagamento inadimplência de alguns clientes.

Outra dica que podemos te dar é sempre ter um fundo para casos emergenciais, mesmo sabendo que o nosso negócio está indo muito bem é necessário que prevenir, por que algumas horas podem ficar difíceis e você pode vir a se desesperar.

Quando se tem um fundo para emergências é possível que você procure a solução para aquele problema com mais tranquilidade, possibilitando que a solução chegue de forma mais rápida.

E a última dica desse tópico é que se você tem dificuldade em planejar e organizar suas finanças, recomendamos para você um profissional da área, seja ele um contador um profissional atuarial.

Esses profissionais estão habilitados a lidar com planejamento financeiro e negócios de empresas, por esse motivo pense bem, pois o dinheiro que você pode perder pode ser muito maior do que o de uma contratação de um profissional especializado.

Estoque

O estoque é uma área que por vezes é negligenciada, mas que é necessário que você saiba que quando o estoque tem uma boa gestão você evita o desperdício de materiais e aumenta muito mais o seu faturamento.

O aumento nesse faturamento em relação ao desperdício de materiais se dá por que quando evitamos os desperdícios, armazenando melhor os materiais de forma adequada, evitamos perder dinheiro.

É sempre bom ficar de olho nos prazos de validade dos materiais, registrando sempre no seu inventário a entrada e a sua data máxima de uso.

Você pode fazer inventário através de uma planilha simples no Excel, abordando marca, tipo, categoria, lote, validade, quanto tempo ficou na prateleira e data de saída

Outra dica que damos a você nessa área é que para que você não seja pego de surpresa.

Mantenha sempre o estoque mínimo de determinados produtos que são vendidos no seu Pet Shop, dessa forma você não precisará encomendar material em cima da hora com urgência e pagando mais caro por isso.

Além de que, se você tem estoque mínimo, você nunca deixará de vender tal produto, pois ele vai estar sempre disponível para os clientes.

 Relacionamento com o cliente

O bom relacionamento com o cliente é bastante importante no pet shop, pois para um cliente levar o seu animal de estimação até lá é necessário que haja confiança.

Por esse motivo seja sempre cordial e simpático com o cliente, tratando pelo nome, mostrando que se importa com a situação, além de que é possível que você mantenha contato com ele sempre através de redes sociais.

Outra dica que podemos te dar é manter as redes sociais do seu Pet Shop sempre de braços abertos para atender os clientes, retirando suas dúvidas e falando da disponibilidade dos materiais e dos serviços oferecidos

É necessário lembrarmos que o melhor marketing feito é o Boca a Boca dos clientes, por esse motivo o cliente bem atendido sempre indicará o seu serviço para outras pessoas, portanto sempre trate bem os seus clientes e o retorno será incrível.

Software de gestão

É possível implementar a tecnologia para ajudar na gestão do seu negócio sim! Esses softwares auxiliam na organização de dados do seu negócio, fazendo com que aumente seu tempo livre e facilite a sua gestão.

Os softwares foram criados para otimizar os pontos de gestão de qualquer loja, inclusive os Pet Shops. Algumas tarefas financeiras devem passar por um olhar mais observador podem passar por esse software.

Conclusão

A nossa conversa de hoje falamos um pouco sobre algumas ferramentas que podemos utilizar para ajudar na administração de um pet shop.

É necessário lembrarmos sempre que, para que o negócio prospere é necessário muita dedicação e esforço, além de planejamento e muitas ações concretas.

Você gostou do nosso texto de hoje? Quer ler mais sobre? Continue acompanhando os nossos posts! Até mais!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *