Plano de negócios para pet shop

Como montar um plano de negócios para Pet shop

Ter um plano de negócios detalhado é uma das primeiras tarefas a serem realizadas em qualquer tipo de novo empreendimento ou mesmo em uma empresa já estabelecida. Qualquer tipo de negócio que está iniciando, em expansão ou em busca de capital, precisa desenvolver um.

A principal razão pela qual você precisará de um plano de negócios bem feito é identificar suas possibilidades e necessidades financeiras. Potenciais investidores ou instituições financeiras que fornecem empréstimos solicitarão isso para você e vão analisar sua capacidade de gerenciar o negócio.

 

Mesmo que você não esteja em busca de recursos financeiros e / ou já esteja estabelecido no mercado, não deixe de ter um plano de negócios abrangente para acompanhar o progresso de sua empresa e determinar suas áreas de fraqueza que precisam ser melhoradas. O plano deve ser revisto periodicamente também. Além disso, se você deseja montar ou expandir seu Pet Shop, você deve constantemente revisar seu plano de negócios.

 

 Sumário da sua Empresa

 

Embora geralmente seja o primeiro a ser escrito, o sumário irá aparecer apenas no final de seu plano e deve resumir sucintamente todos os outros aspectos.  Também deve conter o nome de sua empresa, localização e os produtos / serviços que você irá fornecer.

Descrição da Empresa

Esta parte deve conter informações básicas e precisas, como:

  •  Nome da seu negócio
  •  Tipo de propriedade (Empreendedor Individual, Limitada, SA)
  •  Quem gerenciará o negócio e suas qualificações
  •  Localização
  •  Produtos e serviços que você irá fornecer
  •  Qual mercado alvo
  •  Número de empregados necessários
  •  Perfil de cliente ideal

 

Esta parte também deve conter a missão da empresa, de preferência que seja uma frase curta e concisa, que indique os objetivos de negócio.

 Produtos e Serviços

 

Esta parte é muito específica, vamos falar sobre o que você irá vender e para quem você irá vender. Por exemplo, você pode escolher trabalhar só com uma linha premium de produtos, que sejam de base natural. Especializada em alimentos naturais e orgânicos para animais e outros produtos, em um esforço para atrair clientes que tenham essa preocupação de oferecer alimentos mais saudáveis para seus animais de estimação.

Vale também pesquisar sobre o comportamento do consumidor em outros mercados, ver as preocupações dos clientes e também dos fornecedores. As pessoas têm buscado cada vez mais utilizar produtos de empresas que tenham responsabilidade social e que se preocupem com o meio ambiente.

Lembre-se que essa opção é só um exemplo, existem outros produtos e nichos de cliente a serem explorados.

 Análise de mercado

Nesta parte você deve detalhar seu nicho e sua base de clientes em potencial, além das necessidades que você pretende atender. Faça um levantamento dos dados demográficos dos clientes e de sua região e do mercado ao qual você vai atacar.

 

Tenha também informações sobre os comportamentos da indústria Pet e seu crescimento. Certifique-se de incluir estatísticas anuais da movimentação da indústria pet, bem como outros números relevantes que possam comprovar que seu produto ou serviço tem demanda e serão bem sucedidos nesse mercado.

 Estratégia de Marketing para Pet Shop

Na seção de estratégias de marketing em seu plano de negócios para petshop, você irá detalhar as formas de comercializar os produtos, bem como os canais de atuação para promover seu negócio e sua marca. Pense em como expandir seu negócio e quais as etapas serão adotadas para atrair e reter clientes.

 Gestão para Pet Shop

 

Na parte de gestão de seu plano de negócios para pet shop, você irá descrever quem gerenciará sua equipe e seu negócio e como isso será feito. Digamos que você terá um negócio familiar, junto com sua esposa ou marido. Detalhe o papel de cada um dentro da empresa, para que não tenha sobreposição das atividades que vocês irão desempenhar.

 

Análise financeira

Estime os custos operacionais de seu pet shop, bem como a quantidade de dinheiro necessária que você precisará. Mapeie possíveis áreas de ganhos e perdas que sua empresa possa ter. Você precisará de um software de gestão para pet shop, para armazenar todas as informações necessárias relativas aos custos que você terá no pet shop.

 Anexos

Junte todos os dados, arquivos e anexos que possam dar um apelo maior ao seu plano de negócios para pet shop, aqui vai alguns exemplos:

  • Dados demográficos, pesquisa sobre consumidor, mercado e marketing;
  • Estatísticas (artigos relacionados aos gastos com animais e  crescimento da indústria pet);
  • Imagens em 3D do espaço, ponto de venda e do fluxo de pessoas dentro do seu negócio.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *