Como organizar a rotina da sua clínica veterinária

Olá, como vai você? Na conversa de hoje nós falaremos sobre o ponto crucial para quem trabalha no ramo veterinário e está com problemas em fluxo e em atendimento, vamos falar sobre como organizar a rotina da sua clínica veterinária.

Qualquer pessoa sabe que a organização é muito importante para alcançar a satisfação máxima no atendimento de um cliente em qualquer tipo de negócio e por esse motivo a palavra organização é uma das palavras chave do sucesso de uma empresa.

Mas algumas vezes organizar a rotina da sua clínica veterinária, sem ter um conhecimento prévio pode ser desgastante.

Em outras palavras, quando você não possui formação acadêmica em administração, contabilidade ou qualquer outra área afim, isto torna um pouco mais difícil gerir um negócio.

Hoje no curso de medicina veterinária não existe uma matéria própria para abertura de clínica ou gestão de negócios.

Contudo, é válido falar para você que gerir bem uma clínica não é impossível, é necessária muita dedicação, ajuda de profissionais de áreas afins que realmente possam te ajudar a planejar bem e conduzir a sua empresa de acordo com seu planejamento.

Se você se interessou por esse tema e quer saber um pouco mais sobre ele, continue lendo o blog e tente aplicar alguma das nossas dicas na sua clínica.

Como organizar a rotina da sua clínica

Estrutura

No início a estrutura de um local é algo primordial para o seu sucesso de imediato.

Quando uma loja ou qualquer outro ambiente é bagunçado, o cliente não se sente confortável para se manter naquele local e nem para consumir qualquer serviço que seja oferecido por ele.

As clínicas veterinárias no Brasil afora devem manter uma estrutura organizada e limpa, demonstrando comprometimento com higiene e organização no cuidado destes animais que são tão especiais para seus tutores.

Para que o cliente retorne a clínica é necessário que ele se sinta satisfeito com o serviço oferecido e se ele não se sentir satisfeito com a estrutura ele não vai ter vontade de voltar.

Por esse motivo, uma de suas prioridades deve ser organizar a rotina da sua clínica veterinária, mantendo a estrutura física sempre com boa aparência.

É possível mantê-la organizada criando uma rotina de limpeza a cada atendimento e sempre verificar se a recepção esta limpa, para causar uma boa primeira impressão.

Cadastro

Ter um cadastro de todos os pacientes que passam pela clínica é um meio muito eficiente de gerir o seu negócio. 

O ideal é que o cadastro na clínica veterinária seja feito com a maioria das informações que o atendente consegui tirar naquele momento.

Desta forma terá sempre as informações do paciente que deu entrada no serviço, do que necessitou e o que foi utilizado.

Esse cadastro deve ser facilmente acessado pelos profissionais que cuidam da saúde do animal, afim de saber o seu histórico, como deu entrada e outras informações que são necessárias.

Por esse motivo, padronize o tipo de cadastro que será feito na recepção, ou seja, tenha uma lista que possa ser utilizada sempre que algum animal der entrada naquele local, preenchendo todos os campos que vocês, profissionais da saúde veterinária, acham necessário.

Por exemplo: Nome do tutor e do pet, se o pet tem alergia à algum medicamento, se já é castrado ou não, qual tipo de alimentação, se tem alguma condição especial e etc…

 Organize a rotina da sua clínica veterinária com um software

Com o avanço da tecnologia que temos nos dias de hoje, é possível sim ter um software hospitalar que ajude no registro e controle do paciente enquanto ele estiver dentro da clínica.

É possível que o profissional da saúde veja que o animal já deu entrada antes na sua Clínica, o que apresentou, o medicamento que tomou, quais sintomas apresenta agora e qual medicamento ele pode indicar para esse tipo de doença.

Além de tudo, sempre é válido salientar que esse tipo de programa oferece uma maior rapidez no acesso à informação, tornando o atendimento mais dinâmico e mais rápido, melhorando a possibilidade de recuperação do animal.

Além de possibilitar uma comunicação mais assertiva com o tutor do pet, dando mais credibilidade à sua empresa por guardar informações sobre o animalzinho dele.

Documentos

Algumas vezes elaborar documentos podem ser um trabalho um pouco difícil e que requer um pouco de tempo, fazendo com que o cliente tenha que esperar um pouco.

Mas esse é um problema que pode ser evitado na sua clínica, se as cópias de documentos já estiverem prontas para serem preenchidas ou seja encaminhamentos e Receituários entre outros materiais.

Materiais como esse podem estar prontos e impressos na recepção ou em sala de administração, assim o profissionais não perde tempo elaborando esse tipo de material.

Além disso, muitos softwares do mercado já contam com receituário, autorização e outros documentos prontos dentro do sistema, evitando assim, ocupar espaço físico para armazenamento de papéis.

Pois, além de manter os documentos em segurança, pode encontrar esses documentos de forma fácil e rápida, sem precisar olhar vários arquivos.

Equipe

Sabemos que os profissionais que trabalham na clínica veterinária são habilitados para exercer tal função, mas não se esqueça que é extremamente importante para esses profissionais também se inteirarem sobre as atualizações da sua profissão.

Além de você investir em treinamentos para esses profissionais, afim de sempre os capacitar para atender melhor, é necessário que você sempre os motive, colocando a equipe para frente, para que eles gostem de trabalhar naquele ambiente.

Quando o ambiente de trabalho é agradável, é possível notar que o atendimento que o profissional da saúde veterinária oferece ao animal é muito melhor quando ele se sente à vontade e feliz com o trabalho que exerce.

Conclusão

No texto de hoje nós falamos um pouco sobre como você pode organizar a rotina da sua clínica veterinária, com as dicas que demos é possível que você otimize o tempo e melhore serviços que são fornecidos dentro da sua empresa.

É válido sempre lembrarmos que, quando o cliente se sente satisfeito com serviço que é oferecido ele tende a voltar, por isso, é necessário sempre fornecer um serviço de melhor qualidade.

Se você gostou desse texto de hoje e quer ler um pouco mais sobre isso, continue nos acompanhando! Até a próxima!

Planos

Confira os nossos planos e escolha o melhor para sua empresa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber os nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter!