fbpx
  • Home
  • Dicas
  • Como organizar a rotina de sua clínica veterinária
organizar

Como organizar a rotina de sua clínica veterinária

Olá, como você vai? Na nossa conversa de hoje nós falaremos sobre o ponto crucial para quem tem uma clínica veterinária que está com problemas em fluxo e em atendimento, vamos falar da organização de uma rotina.

Qualquer pessoa sabe que a organização é muito importante para alcançar a satisfação máxima no atendimento de um cliente em qualquer tipo de negócio e por esse motivo a palavra organização é uma das palavra chave do sucesso de uma empresa.

Mas algumas vezes organizar uma rotina em uma clínica veterinária não é tão fácil, fazendo com que os clientes não se sintam satisfeitos, não se fidelizem e sempre que possível fujam do seu negócio.

Gerir um serviço é extremamente complicado e tende a ser muito complexo, pois trabalham com vidas, o que realmente importa e que fazem diferença na existência das pessoas além de que, na clínica veterinária você trabalha com materiais e ferramentas.

Quando você não possui formação acadêmica em administração, contabilidade ou qualquer outra área afim, isto torna um pouco mais difícil gerir um negócio.

Hoje no curso de veterinária não existe uma cadeira própria para abertura de clínica ou gestão de negócios.

Contudo é válido falar para você que gerir bem uma clínica não é impossível, é necessária muita dedicação, ajuda de profissionais de áreas afins que realmente possam te ajudar a planejar bem e conduzir a sua empresa de acordo com seu planejamento.

Se você se interessou por esse tema quer saber um pouco mais sobre ele, continue lendo conosco e tente aplicar alguma das nossas dicas na sua clínica.

Como organizar a rotina da sua clínica

Estrutura

No início a estrutura de um local é algo primordial para o seu sucesso de imediato.

Quando uma loja ou qualquer outro ambiente é bagunçado, o cliente não se sente confortável para se manter naquele local e nem para consumir qualquer serviço que seja oferecido por ele.

Isso vale também para as clínicas veterinárias que estão espalhadas pelo Brasil, é necessário que a estrutura seja organizada e limpa, pois dessa forma mostra o comprometimento com a higiene e a organização na hora de cuidar daquele animal que é muito especial para o seu tutor.

Para que o cliente retorne a clínica é necessário que ele se sinta satisfeito com o serviço oferecido e se ele não se sentir satisfeito com a estrutura ele não vai ter vontade de voltar.

Por esse motivo uma de suas prioridades deve ser manter a estrutura física da clínica sempre organizada.

É possível manter organizada criando uma rotina de limpeza, você pode determinar quantas vezes ela pode ser limpa no dia, quais são as salas utilizadas, quais são as devem ser limpas, onde o equipamento pode ser descartado, entre outras coisas.

Cadastro

Ter um cadastro de todos os pacientes que passam pela clínica é um meio muito eficiente de gerir o seu negócio. O ideal é que o cadastro na clínica veterinária seja feito com a maioria das informações que o atendente consegui tirar naquele momento.

Desta forma terá sempre as informações do paciente que deu entrada no serviço, do que necessitou e o que foi utilizado.

Esse cadastro deve ser facilmente acessado pelos profissionais que cuidam da saúde do animal, afim de saber o seu histórico, como deu entrada e outras informações que são necessárias.

Por esse motivo padronize o tipo de cadastro que será feito na recepção, ou seja tenha uma lista que possa ser utilizada sempre que algum animal der entrada naquele local, preenchendo todos os campos que vocês, profissionais da Saúde veterinária, acham necessário.

 Software

Com o avanço da tecnologia que temos nos dias de hoje, é possível sim ter um software hospitalar que ajude no registro e controle do paciente enquanto ele estiver dentro da clínica.

É possível que o profissional da Saúde veja que o animal já deu entrada antes na sua Clínica, o que apresentou, o medicamento tomou, quais sintomas apresenta agora e qual medicamento ele pode indicar para esse tipo de doença.

Além de tudo, sempre é válido salientar que esse tipo de programa oferece uma maior rapidez no acesso à informação, tornando o atendimento mais dinâmico e mais rápido, melhorando a possibilidade de recuperação do animal.

Documentos

Algumas vezes elaborar documentos podem ser um trabalho um pouco difícil e que requer um pouco de tempo, fazendo com que o cliente tenha que esperar um pouco.

Mas esse é um problema que pode ser evitado sim na sua clínica, se as cópias de documentos já estejam prontas para serem preenchidas ou seja encaminhamento e receituários entre outros materiais.

Materiais como esse podem estar prontos e impressos na recepção ou em sala de administração, assim o profissionais não perde tempo elaborando esse tipo de material.

Equipe

Sabemos que os profissionais que trabalham na clínica veterinária são habilitados para exercer tal função, mas não se esqueça que é extremamente importante para esses profissionais também se inteirarem sobre as atualizações da sua profissão.

Além de você investir em treinamentos para esses profissionais, afim de sempre os capacitar para atender melhor, é necessário que você sempre os motive, colocando a equipe para frente, para que eles gostem de trabalhar naquele ambiente.

Quando o ambiente de trabalho é agradável, é possível notar que o atendimento que o profissional da Saúde veterinária oferece ao animal é muito melhor quando ele se sente à vontade e feliz com o trabalho que exerce.

Conclusão

No texto de hoje nós falamos um pouco sobre como você pode organizar a rotina da sua clínica, com as dicas que demos é possível que você otimize o tempo e melhore serviços que são fornecidos dentro dessa sua empresa.

É válido sempre lembrarmos que, quando o cliente se sente satisfeito com serviço que é oferecido ele tende voltar por isso é necessário sempre fornecer um serviço de melhor qualidade.

Se você gostou desse texto de hoje e quer ler um pouco mais sobre isso, continue nos acompanhando! Até a próxima!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *