A importância da emissão de nota fiscal SAT

Se você é do estado de São Paulo, precisa saber sobre a importância da emissão de nota fiscal SAT no seu Pet Shop.

Para que seu estabelecimento permaneça aberto e oferecendo serviços de qualidade, é preciso manter sempre em dia algumas obrigações, dentre elas, algumas tributárias.

Por exemplo, para manter seu pet shop em perfeito funcionamento, é preciso que você ofereça a emissão de nota fiscal SAT.

Assim como há necessidade que você emita também, outros documentos fiscais, como NFC-e, NF-e e etc.

O SAT, nada mais é, do que um Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, uma tecnologia criada para ser concorrente da NFC-e.

Ele é um equipamento homologado pelo SEFAZ, que transmite cupom fiscal, essa é a única diferença para o NFC-e.

Se você é do Estado de São Paulo (único lugar onde esse modelo é usado), e deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto, continue lendo o texto até o fim.

Qual a diferença entre Cupom Fiscal e Nota Fiscal?

Em tese, para que você saiba melhor a diferença, tanto a nota fiscal, quanto o cupom fiscal têm a mesma validade jurídica, e ambos comprovam um tipo de transação comercial.

De uma maneira geral, você precisa saber que ambos cumprem sua função, mas com algumas diferenças.

Como no caso da nota fiscal, que identifica natureza da empresa e destinatário, diferente do cupom fiscal que não apresenta essas informações.

Outra diferença entre elas ocorre pelo tipo de empresa que emite o cupom, já que é um documento de exclusividade para empresas que entregam o produto direto para o consumidor.

Se você não cumprir as normas envolvendo o cupom fiscal, pode gerar penalizações e pagamento de multa, já que é um documento de importância extrema para o fisco.

É através dele que o governo consegue ter o controle sobre as empresas, que pode oferecer garantias ao cliente, que passa a se sentir mais seguro.

Se você quiser saber mais pode clicar aqui.

Qualquer um pode emitir o Cupom Fiscal?

Se sua empresa vende o produto de maneira direta ao consumidor final, pode emitir o cupom fiscal eletrônico.

Ela só precisa obter um certificado digital ou um equipamento que tenha sido homologado pelo SEFAZ.

Vantagens da emissão do Cupom Fiscal

São inúmeras as vantagens da emissão de nota fiscal SAT, assim como qualquer outro documento fiscal eletrônico que você precise fazer.

Uma das maiores vantagens, repetida muitas vezes, é a questão da economia de tinta e papel.

Com os documentos emitidos em uma quantidade infinitamente menor de papel, não exige a compra de tintas em quantidade, a economia acaba sendo proporcional aos benefícios oferecidos por essa mudança.

Pense em longo prazo, em quanto papel e tinta foram economizados, evitando impactos ambientais e gastos desnecessários, que passam a fazer parte da receita da empresa.

A vantagem para os clientes é a segurança, já que recebem documentos com menos erros e falhas, garantida pelo sistema automatizado, eliminando possibilidades de falhas humanas.

E, para o governo, a maior vantagem se encontra no controle fiscal e tributário que ocorre a partir dessa organização proveniente da automatização dos serviços.

Veja abaixo, algumas outras vantagens decorrentes do processo de automatização de serviços, como emissão de nota fiscal SAT:

Emissões sem controle de limite

Com emissões ilimitadas, o estabelecimento que utiliza Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor, pode emitir números infinitos de cupons fiscais, sem passar por nenhum tipo de complicação.

Maior economia

Como já foi dito anteriormente, existe aqui, uma economia de papel imensurável.

Isso ocorre, pois você deixam de usar papeis para emissão, e entrega para o cliente apenas o extrato, e então evita o desperdício desnecessário.

As impressoras dos documentos fiscais são térmicas, por isso não precisa de tinta e o papel usado nelas é mais barato.

Dessa maneira, há também, menor possibilidade de ocorrer problemas e reduz consideravelmente a chance de processos, multas e gastos inesperados.

Segurança

emissão de nota fiscal SAT e de outros Documentos Fiscais, garante maior segurança ao manter dados importantes salvos de maneira mais protegida,

Assim, evita erros comuns, como preenchimento incorreto, ou evita que alguma informação seja deixada de lado, por exemplo.

Agilidade

Nesse ponto, todas as emissões são feitas de maneira automática, sem depender de ação humana.

Ou seja, uma emissão é feita e entregue em questão de segundos, conferindo maior agilidade no serviço.

Como funciona o SAT?

A importância da emissão de nota fiscal SAT na sua empresa é pelo motivo de não gerar multas e pendências com os órgãos públicos.

Como já foi dito anteriormente, SAT significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, sendo utilizado apenas no Estado de São Paulo.

Para ocorrer a emissão de nota fiscal SAT, o estabelecimento precisa dispor de um equipamento SAT, já homologado pela SEFAZ-SP, um computador ou notebook com entrada USB, um aplicativo comercial já instalado, internet e uma impressora.

Após o estabelecimento comercial instalar o aplicativo e conectar o SAT nos computadores responsáveis pelas emissões, cada compra terá suas informações registradas, com dados obrigatórios para a emissão de nota fiscal SAT.

Esse aplicativo mantem as informações atualizadas e sendo enviadas para a Secretaria da Fazenda, que retornará os dados validados, permitindo que haja a impressão do cupom fiscal.

O SAT e os pet shops

O SAT tem substituído os cupons fiscais desde 2014, quando foi criado para fiscalizar de maneira eletrônica as vendas que ocorriam em todo o estado de São Paulo.

A conexão com a internet é obrigatória, mas não precisa ocorrer durante o período inteiro da operação. Os dados podem ser enviados de maneira periódica para a SEFAZ-SP,

No caso dos pet shops, a quantidade mínima de aparelhos exigidos, é de 1 SAT, dependendo da quantidade de caixas que existe na sua empresa.

Então, se você se encontra no Estado de São Paulo e precisa saber mais sobre a emissão de nota fiscal SAT, procure começar pela quantidade de aparelhos que você vai precisar dispor na sua loja.

É sempre bom relembrar, que o não cumprimento dessas exigências, pode levar ao pagamento de multas e penalidades para a sua empresa.

Conclusão

Para manter seu pet shop ativo e de maneira correta, invista em conhecimentos tributários.

É importante entender como manter tudo de forma correta, e para emissão de nota fiscal SAT não poderia ser diferente.

Agora, você já conhece a forma de emitir e a sua importância. Seu negócio agradece.

Planos

Confira os nossos planos e escolha o melhor para sua empresa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber os nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter!