Como administrar um Pet Shop: dicas e sugestões

Olá, como você está? Na conversa de hoje vou falar sobre um assunto muito importante para você que é dono de pet shop ou deseja abrir um, falarei sobre como administrar esse empreendimento.

A gestão de qualquer negócio é decisiva para o seu sucesso ou seu fracasso e no ramo pet não é diferente, se você pretende crescer, é preciso que saiba administrar tudo o que você já tem.

Para que o seu negócio tenha sucesso é necessário que uma administração muito boa seja feita.

Administrar requer atenção a vários aspectos, como finanças e clientes. A tarefa pode ser desafiadora, ainda mais se realizada sozinha.

Hoje estou aqui para te dar algumas dicas para que você consiga administrar o seu negócio da melhor forma, levando o seu Pet Shop a outro patamar.

Como administrar um Pet Shop:

Planejamento financeiro

Quando falo de gestão financeira eficiente, destaco a importância de monitorar constantemente os números, assim, evitando surpresas desagradáveis no curto ou longo prazo.

A primeira dica para aprimorar a Gestão Financeira, é realizar fluxo de caixa diário. Dessa maneira, é possível monitorar as entradas financeiras e quais mercadorias foram vendidas.

Dessa forma, você mantém o controle total das transações financeiras, envolvendo despesas, vendas e descontos de taxas de máquinas de cartão, obtendo uma visão precisa do lucro real.

Outra dica que posso te dar, é manter um fundo para emergências, mesmo que em períodos prósperos, visando prevenir situações difíceis que possam surgir e evitar desespero.

Quando você possui um fundo para emergências, é possível buscar soluções para problemas com mais tranquilidade, contudo, facilitando a resolução rápida da situação.

A última dica é: busque a orientação de um profissional da área, seja um contador ou um consultor financeiro, caso tenha dificuldades em planejar e organizar suas finanças.

Profissionais em planejamento financeiro evitam perdas, então, contratar um especialista é um investimento seguro diante de potenciais prejuízos.

Estoque

O estoque é uma área que por vezes é negligenciada, mas é necessário que você saiba que quando o estoque tem uma boa gestão você evita o desperdício de materiais e aumenta o seu faturamento.

O aumento no faturamento decorre da prevenção de desperdícios ao armazenar materiais adequadamente, evitando perdas financeiras.

É sempre bom ficar de olho nos prazos de validade dos materiais também, registrando sempre no seu inventário a entrada e a sua data máxima de uso.

Você pode fazer inventário através de uma planilha simples no Excel, abordando marca, tipo, categoria, lote, validade, quanto tempo ficou na prateleira e data de saída

Outra dica que dou: mantenha o estoque mínimo no Pet Shop para não perder vendas, antecipando pedidos e evitando estoque zerado.

Então, se você vende, por exemplo, 10 pacotes de ração X semanalmente, ao atingir 10 em estoque, é hora de você realizar um novo pedido.

Assim, garante que caso o novo pedido demore pelo menos 7 dias para chegar, você terá estoque suficiente para atender a demanda dos seus clientes.

Relacionamento com o cliente

O bom relacionamento com o cliente é bastante importante no pet shop, pois para um cliente levar seu animal de estimação até lá é necessário que haja confiança.

A dica que dou: seja cordial, trate o cliente pelo nome, demonstre interesse e explore manter contato constante com ele através das redes sociais.

Utilize o WhatsApp para fortalecer o relacionamento, envie felicitações de aniversário para o tutor e o pet, e também para informar sobre as promoções do pet shop.

Outra dica que dou, mantenha as redes sociais do Pet Shop acessíveis para atendimento, esclarecimento de dúvidas e informações sobre produtos e serviços.

O marketing boca a boca dos clientes é o melhor, garantindo um bom atendimento, os clientes satisfeitos indicarão seu serviço, resultando em retornos incríveis.

Como administrar um Pet Shop com um software de gestão

Coloque tecnologia na sua gestão e veja tudo ficando mais fácil! Softwares organizam dados, proporcionando mais tempo livre e facilitam a administração.

Softwares são desenvolvidos para otimizar a gestão em diversos setores, incluindo Pet Shops, alguns, com funções pensadas exclusivamente no seu dia a dia.

Outro ponto forte, são as tarefas financeiras delicadas que você precisa fazer, elas que se tornam mais fáceis com a ajuda de um sistema.

Conclusão

Na nossa conversa de hoje comentei um pouco sobre algumas ferramentas que podemos utilizar para ajudar na administração de um pet shop.

É necessário lembrar sempre que, para que o negócio prospere é necessário que você se dedique em planejamentos.

Você gostou do nosso texto? Quer ler mais sobre?

Continue acompanhando os nossos posts e acompanhe também nosso Instagram com dicas grátis sobre gestão!

Até mais!

 

Escrito por: Studio DMS

Editado por: Thais Nunes

Gostou? Compartilhe:
Confira os últimos posts
Razões para usar um software em nuvem no seu Pet shop (1)
Razões para usar um software em nuvem no seu Pet shop
Ferramentas para melhorar a gestão de clínicas e pet shops
Ferramentas para melhorar a gestão de clínicas e pet shops
Gestão de banho e tosa como fazer em seu Pet Shop
Gestão de banho e tosa: como fazer em seu Pet Shop
Como fidelizar clientes na sua clínica e pet shop
Como fidelizar clientes na sua clínica e pet shop
A importância da emissão de documentos fiscais para pet shop
A importância da emissão de documentos fiscais para pet shop
Como organizar uma loja de rações
Como organizar uma loja de rações
Dicas para escolher um software para sua clínica veterinária
Dicas para escolher um software para sua clínica veterinária
Dicas de como usar ferramentas de gestão no ramo pet
Dicas de como usar ferramentas de gestão no ramo pet

Teste o sistema DataOn gratuitamente

✅ Cadastro com dados preenchidos: login, nome, CNPJ e senha já configurados. Ideal para quem quer testar rapidamente.

🔄 Cadastro zerado: comece do zero com seu próprio nome e CNPJ, etc. Mais liberdade para explorar tudo do seu jeito.